2º ano EM - Atividade com rótulos de alimentos e bebidas.

RÓTULOS DE ALIMENTOS E BEBIDAS

Você compreende o significado das informações que constam nos rótulos dos alimentos e bebidas que você consome? Sabe quais são as informações que, por lei, devem estar presentes nesses rótulos? A seguir temos algumas delas.

1) Lista de ingredientes: Informa os ingredientes que compõem o produto.

Obs. 1: Alimentos com ingredientes únicos não precisam apresentar uma lista de ingredientes.

Obs. 2: Os ingredientes da lista devem estar em ordem decrescente de proporção no produto. Isto é, o primeiro ingrediente listado é aquele que está em maior quantidade e o último, em menor quantidade.

2) Conteúdo: Indica a quantidade total de produto contido na embalagem. O valor deve ser expresso em uma unidade de massa ou em uma unidade de capacidade (volume).

3) Prazo de validade: Quando a validade do produto é inferior a 3 meses, deve constar na embalagem o dia, o mês e o ano do prazo de validade. Mas se a validade do produto for superior a 3 meses, deve constar o mês e o ano do prazo de validade.

4) Origem: Permite que o consumidor saiba quem é o fabricante e onde ele foi fabricado.

5) Informação nutricional obrigatória: Os valores nutricionais dos alimentos devem estar, obrigatoriamente, estampados nos rótulos.

6) Valor energético: É a energia produzida pelo nosso corpo, proveniente da queima dos carboidratos, das proteínas e das gorduras totais presentes no produto.

7) Porção e medida caseira: A porção é a quantidade média recomendada para o consumo do produto, para que se mantenha uma alimentação saudável. Entretanto, como a maioria das pessoas não tem, por exemplo, uma balança em casa, seria mais difícil compreender as informações nutricionais se seus valores fossem baseados apenas na massa ou no volume do alimento. Por isso, normalmente é utilizado o que chamamos de medida caseira, que é uma forma de medida que pode ser facilmente utilizada pelo consumidor em sua residência. Exemplos: unidade, porção, fatia, colher, copo etc.

********************

ATIVIDADE

A turma deverá ser dividida em grupos de 6 alunos. Cada aluno deve trazer o rótulo de um alimento ou de uma bebida (exceto água mineral). É importante que no rótulo esteja disponível, no mínimo, a tabela com as informações nutricionais e a lista de ingredientes. Em seguida, o grupo deve responder as perguntas do questionário e preencher a tabela que será distribuída para cada equipe.

********************

Perguntas

1) Qual o ingrediente que está em maior proporção na composição do produto? Obs.: Faça isso para todos os 6 produtos.

2) Qual o ingrediente que está em menor proporção na composição do produto?
Obs.: Faça isso para todos os 6 produtos.

3) Qual a unidade de medida (de massa ou de capacidade) do conteúdo do produto?
Obs.: Faça isso para todos os 6 produtos.

4) Qual o prazo de validade do produto?
(Responda somente se esta informação estiver disponível)
Obs.: Faça isso para todos os 6 produtos.

5) Em que cidade o produto foi fabricado?
(Responda somente se esta informação estiver disponível)
Obs.: Faça isso para todos os 6 produtos.

6) Calcule a massa máxima de sódio que pode ser consumida por dia, segundo as informações na embalagem.
Obs.: Faça isso para todos os 6 produtos.

7) Recomenda-se que se consuma 30 g de fibra alimentar por dia. Se você consumir todo o conteúdo do produto, você irá atingir a recomendação? Se sua resposta for não, calcule qual o percentual diário que você atingiria.
Obs.: Faça isso para todos os 6 produtos.

8) Qual o valor energético de todo o conteúdo do produto?
Obs.: Faça isso para todos os 6 produtos.

9) Qual é a porção do produto?
Obs.: Faça isso para todos os 6 produtos.

10) Os integrantes do grupo devem propor uma refeição constituída por, no mínimo, uma bebida e dois alimentos sólidos que atinja o Valor Diário de Referência (% VD) em termos energéticos.

Em seguida, a equipe deve analisar se, com essa refeição, os consumos de gorduras totais, fibra alimentar e sódio ultrapassaram ou não seus respectivos valores diários de referência.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1º ano EM - Exercícios de revisão 01

2º ano EM - Lista sobre reações endotérmicas e exotérmicas