2º ano EM - Atividade com rótulos de alimentos e bebidas.
RÓTULOS
DE ALIMENTOS E BEBIDAS
Você compreende o significado das
informações que constam nos rótulos dos alimentos e bebidas que você consome?
Sabe quais são as informações que, por lei, devem estar presentes nesses
rótulos? A seguir temos algumas delas.
1) Lista
de ingredientes: Informa os ingredientes que compõem o produto.
Obs.
1:
Alimentos com ingredientes únicos não precisam apresentar uma lista de
ingredientes.
Obs.
2:
Os ingredientes da lista devem estar em ordem decrescente de proporção no
produto. Isto é, o primeiro ingrediente listado é aquele que está em maior
quantidade e o último, em menor quantidade.
2) Conteúdo:
Indica a quantidade total de produto contido na embalagem. O valor deve
ser expresso em uma unidade de massa ou em uma unidade de capacidade (volume).
3) Prazo
de validade: Quando a validade do produto é inferior a 3 meses, deve
constar na embalagem o dia, o mês e o ano do prazo de validade. Mas se a
validade do produto for superior a 3 meses, deve constar o mês e o ano do prazo
de validade.
4) Origem:
Permite que o consumidor saiba quem é o fabricante e onde ele foi
fabricado.
5) Informação
nutricional obrigatória: Os valores nutricionais dos alimentos devem
estar, obrigatoriamente, estampados nos rótulos.
6) Valor
energético: É a energia produzida pelo nosso corpo, proveniente da
queima dos carboidratos, das proteínas e das gorduras totais presentes no
produto.
7) Porção
e medida caseira: A porção é a quantidade média recomendada para o
consumo do produto, para que se mantenha uma alimentação saudável. Entretanto,
como a maioria das pessoas não tem, por exemplo, uma balança em casa, seria
mais difícil compreender as informações nutricionais se seus valores fossem
baseados apenas na massa ou no volume do alimento. Por isso, normalmente é
utilizado o que chamamos de medida caseira, que é uma forma de medida que pode
ser facilmente utilizada pelo consumidor em sua residência. Exemplos: unidade,
porção, fatia, colher, copo etc.
********************
ATIVIDADE
A turma deverá ser dividida
em grupos de 6 alunos. Cada aluno deve trazer o rótulo de um alimento ou de uma
bebida (exceto água mineral). É importante que no rótulo esteja disponível, no
mínimo, a tabela com as informações nutricionais e a lista de ingredientes. Em
seguida, o grupo deve responder as perguntas do questionário e preencher a
tabela que será distribuída para cada equipe.
********************
Perguntas
1) Qual o ingrediente que está em maior
proporção na composição do produto? Obs.:
Faça isso para todos os 6 produtos.
2) Qual o ingrediente que está em menor
proporção na composição do produto?
Obs.: Faça
isso para todos os 6 produtos.
3) Qual a unidade de medida (de massa ou
de capacidade) do conteúdo do produto?
Obs.: Faça
isso para todos os 6 produtos.
4) Qual o prazo de validade do produto?
(Responda somente se esta informação
estiver disponível)
Obs.: Faça
isso para todos os 6 produtos.
5) Em que cidade o produto foi fabricado?
(Responda somente se esta informação
estiver disponível)
Obs.: Faça
isso para todos os 6 produtos.
6) Calcule a massa máxima de sódio que
pode ser consumida por dia, segundo as informações na embalagem.
Obs.: Faça
isso para todos os 6 produtos.
7) Recomenda-se que se consuma 30 g de
fibra alimentar por dia. Se você consumir todo o conteúdo do produto, você irá
atingir a recomendação? Se sua resposta for não, calcule qual o percentual
diário que você atingiria.
Obs.: Faça
isso para todos os 6 produtos.
8) Qual o valor energético de todo o
conteúdo do produto?
Obs.: Faça
isso para todos os 6 produtos.
9) Qual é a porção do produto?
Obs.: Faça
isso para todos os 6 produtos.
10) Os integrantes do grupo devem propor
uma refeição constituída por, no mínimo, uma bebida e dois alimentos sólidos
que atinja o Valor Diário de Referência (% VD) em termos energéticos.
Em seguida, a equipe deve analisar se, com
essa refeição, os consumos de gorduras totais, fibra alimentar e sódio
ultrapassaram ou não seus respectivos valores diários de referência.
Comentários
Postar um comentário